sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O despertar da paixão

Oi,

Vou contar hoje como comecei a me encontrar dentro da moda.
Em 2010, no meu segundo ano na faculdade de moda, tive a matéria Design de Acessórios, que englobava sapatos e principalmente jóias. Tivemos uma noção do básico, de como fazer um desenho técnico e tudo mais.
A primeira fase da matéria foram os sapatos, e eu adorei! Tivemos até que fazer o protótipo e tudo mais, mas isso é outra história que um dia eu conto.
A segunda fase foram as jóias, aí o bicho pegou! Quase ninguém da sala gostou da matéria, porque era muito técnico e cheio de medidas. Fiquei um pouco preocupada com a matéria, estava com medo de gostar. Eu já trabalhava com semijoias a algum tempo, mas com a jóia pronta, eu não tinha que pensar em nada, assim é facil gostar, é facil gostar de simplesmente comprar. Agora fazer, por a mão na massa é  outra história completamente diferente!
Então tivemos as aulas, e pra fechar a matéria foi proposto um trabalho de FAZER cinco jóias, inspiradas em alguma obra a nossa escolha de algum pintor de qualquer movimento artístico, mas isso não foi a nossa escolha, foi sorteado.
Posso dizer que tive muita sorte, o artista que me foi sorteado foi Fernand Léger, francês e do movimento cubista. Simplesmente adorei!



Claro que estava torcendo pra cair com Pop Art que é a minha grande paixão, mas Cubismo foi ótimo, pelo menos não foi Realismo.

Como já disse a obra era a nossa escolha, fui pesquisando e logo de cara já me apaixonei pela obra "La Joconde aux clefs" (A Gioconda com chaves).


ADORO a linda Monalisa de Leonardo da Vinci. E este quadro de Léger é uma estilização da obra, uma homenagem ou uma ridicularização, tudo depende do ponto de vista. Eu prefiro ver como homenagem!
O quadro é composto por imagens que destoam completamente entre si, como por exemplo: desenhos abstratos, chaves, a Monalisa e uma lata de sardinhas. Adorei, achei diferente, um desafio!

E lá fui eu quebrar a cabeça de como ia fazer jóias, podia ser de qualquer material, até de papel, então escolhi biscuit, é um pouco dificil de trabalhar, mas consegui o resultado que eu queria.
Fiz as jóias usando literalmente as formas da obra, que é o mais marcante dela. E as chaves! Como gostei desse lance das chaves, foi o que mais explorei.
O resultado foi satisfatório, pelo menos pra mim. Não ficou aquela coisa super bem feita, mas deu pra ver qual era a minha ideia.

Bom agora vamos as peças...

O colar.

O anel, minha peça preferida.

As pulseiras cheias de chaves.

Pulseiras e anel.

O brinco.

Anel e brinco.

Acho que esse foi um dos trabalhos da faculdade que eu eu mais gostei de fazer! Achei que ficou a minha cara! E foi por causa desse trabalho que resolvi trabalhar com jóias depois que saísse da faculdade.
neste trabalho também da pra ver que eu já gostava de MAXI ACESSÓRIOS, antes de eles estarem super em alta. Bom não tinha como fazer uma coisa muito delicada inspirada em uma obra cubista de Léger.

Este é um pedacinho da minha história, o despertar da minha paixão por jóias. Acho que poucas pessoas  sabem que foi assim que tudo começou, agora estou compartilhando com quem quiser ler.


um beijo ;* e ótimo feriado!


ps: dedico essa história, a minha querida professora, orientadora e muitas vezes amiga Luciana Ramos de Souza. Eu te amo Lu e estou morrendo de saudades! ♥

2 comentários:

  1. Puxa Kelly... fiquei emocionada pela dedicatória, muito obrigada. Vc é muito talentosa. É um grande orgulho fazer parte da sua história, tenha certeza que vc faz parte da minha. Beijos e muita sorte gata!

    ResponderExcluir
  2. hey gostei do seu blog, tem bastante originalidade!

    se quiser ver o meu, www.wrefuliz.blogspot.com
    abraço!

    ResponderExcluir